(85) 9926-35955

Ligue E Participe

PEDIDOS
VÍDEOS
Baixe o Flash Player para ver este vídeo
ENQUETE
    Nenhuma enquete cadastrada!
Notícias

Navegando em mares turbulentos

Navegando em mares turbulentos

09 de junho de 2017 às 18h42min

A Radio Nossa FM 104,9, tem a honra de publicar com exclusividade o texto do estagiário e futuro Jornalista João Ribeiro, apresentador do programa Conexão de noticias primeira edição. O texto fala do momento delicado que vivemos em nosso pais.


📝✏️

Navegando em mares turbulentos

Vivemos uma triste e grave crise política, isso é fato, todo dia surgem nuvens negras que colocam o Brasil diante de grandes ondas de escândalo, me parece que estamos a deriva, envoltos numa tempestade que parece não ter fim, sabemos que a corrupção não é de hoje, parece algo já enraizado, para muitos um fator histórico, mas aí já é assunto para um outro momento. As delações do fim dos tempos, tratada assim por muitos da imprensa, trazem verdades que chocam e desestabilizam a todos nós, às vezes o Brasil me parece, e isso é muito nítido, ser um país "feito para alguns lucrarem". 
O grande questionamento que eu faço, é se chegaremos um dia a um porto seguro, os mais pessimistas dizem que não, além desses vergonhosos escândalos que atingem a classe política, e nosso sistema democrático, tem muita coisa que precisaria ser levantada, e trazida para o debate popular, uma delas que eu particularmente acho extramamente errada, é esse modelo federativo adotado em que a União é o ente que arrecada (principalmente por meio do IR) e é esta mesma a responsável para efetuar a maior parte dos repasses, criando uma espécie de escadinha com a verba pública, ou seja, o dinheiro passa por muitas mãos até chegar ao destino final, por mais que exista uma fiscalização efetiva, muito dele fica pelo meio do caminho ou cai em mãos erradas, prato cheio para a corrupção, que acreditem, vai muito além dos prédios de Brasília. 
Nosso país possui um grande pontecial, gente inteligente que faz a diferença, mas é visível que a maioria dos nossos eleitores na hora de escolher em que votar, apesar das péssimas opções disponíveis diga-se de passagem, vive uma espécie de analfabetismo funcional; vota-se com a mesma falta de atenção com os governantes gastam o dinheiro público, a verdade é que há irresponsabilidade respingado pra todos os lados. Históricamente fomos e somos saqueados, há algum tempo atrás pensamos que o "mensalão" tinha sido o pior escândalo de corrupção do Brasil, estávamos enganados, esse mar ainda ficaria ainda mais tenebroso, veio o petrolão, impeachment, delações, mala de dinheiro, e mesmo ajustando as velas, buscando um novo destino, começou a entrar água nesse barco. 
Muita coisa está errada, e nesse ponto acredito que concordamos, muito se ouve que a solução mágica, se é que existe, seria a escolha direta de um novo presidente, não sejamos tolos, é muito mais complexo do que isso, o mar está agitado e as nuvens negras não cessarão enquanto não remarmos juntos, cochinhas, petralhas ou quem mesmo estiver no porão desse navio, precisamos deixar um pouco do ceticismo de lado apostar que no horizonte existem políticas públicas efetivas: educação, investimento em infraestrutura e saúde, entre outras necessidades. Já dizia o inoxidável escritor, político e diplomata Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chegar a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". Nosso porto seguro é bem ali, estaremos sempre prontos para atracar. 
João Ribeiro
Estagiário de Jornalismo

OUTRAS NOTÍCIAS

CONTATO

[email protected]

(85) 9926-35955

Redes Sociais