(85) 9926-35955

Ligue E Participe

PEDIDOS
VÍDEOS
Baixe o Flash Player para ver este vídeo
ENQUETE
    Nenhuma enquete cadastrada!
Notícias

Saiba os efeitos colaterais e contraindicações da vacina da gripe.

Imunização começou no dia 20 de abril e já foram vacinadas mais de 160 mil pessoas.

04 de maio de 2018 às 20h15min

Com a chegada da temporada de gripes do Ceará, mais de 160 mil pessoas já tomaram a vacina que protege dos principais vírus causadores da doença. Os subtipos virais do Influenza A H1N1, H3N2 e H2N2, bem como o vírus Influenza B, foram eleitos pela Organização Mundial da Saúde como os mais preocupantes para este ano. Baseada nessa projeção, a vacina é produzida e enviada para os postos de saúde de todo o País.
 
Mesmo que a campanha de vacinação aconteça todos os anos, a população ainda tem questionamentos sobre como a dose funciona. Um dos principais mitos que surgem é de que, já que a vacina "contém o vírus", é possível pegar a gripe como consequência da imunização. Marco Túlio Aguiar, médico da Família e Cidadania e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que a vacina é "extremamente segura" por ser feita de partículas dos organismos que causam a gripe, e não do vírus em si. 
"Na verdade o que acontece é que a vacina não protege de todos os vírus existentes que causam a gripe, somente dos principais", diz Marco. Portanto, é provável que as gripes que infectam pessoas que já se imunizaram sejam advindas de outros vírus. Além disso, a vacina demora cerca de duas semanas para atingir o potencial imunizador. Nesse período, o paciente também pode adquirir a doença antes de ter os anticorpos necessários para barrá-la.
 
No caso de a pessoa já estar gripada ou sentindo os sintomas da doença, Marco avalia que o melhor é procurar uma unidade de saúde. Assim, o médico pode analisar o caso individualmente e recomendar ou não a vacina para o paciente. Para o professor, pacientes que apresentam quadro de febre alta não devem tomar a vacina sem antes se consultar com um profissional. 
 
Outro sintoma que pode ser esperado depois da imunização é dor e vermelhidão próximo ao local que foi aplicada a vacina. "Esse efeito é comum, mas deve ser passageiro e leve. Não deve durar mais de 48 horas", afirma o médico. Marco atenta ainda para o fato de que pessoas alérgicas a ovo não devem tomar a vacina, já que a dose tem em sua composição a proteína do ovo de galinha. 
 
 
Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2018/04/saiba-quais-efeitos-esperar-apos-tomar-a-vacina-da-gripe.html

OUTRAS NOTÍCIAS

CONTATO

[email protected]

(85) 9926-35955

Redes Sociais