- Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
 
FacebookTwitterMSN Fale Conosco
 
Página Inicial A Rádio Programação Equipe Notícias Fotos Vídeos Agenda Promoções Mural Contato
noar
Ouvir a Rádio
Sem locutor!
Nenhum programa cadastrado!
Ampliar Imagem
pedidos
enquete

promocoes
Nenhuma promoção cadastrada!
Cadastrar-se   Ver Todas As Promoções
previsao
Siga-nos no Twitter promocoes
Mais detalhes
- Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
Notícias - voltar
PROGRAMAÇÃO
55 anos de história
Anita Garibaldi comemora neste domingo os seus 55 anos de glórias

O município de Anita Garibaldi está comemorando neste domingo (4), 55 anos de emancipação político-administrativa. Uma semana inteira de festividades também em honra á Padroeira Santa Bárbara. Programação religiosa, quermesses, leilões, bingão e Show com o Pe. Ezequiel são as principais atarações.

A história do município tem algumas versões, vamos conferir uma delas:

 

Anita Garibaldi é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º41'21" sul e a uma longitude 51º07'48" oeste, estando a uma altitude de 885 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8 627 habitantes.


Possui uma área de 606,12 km². O clima é o mesotérmico úmido, com temperatura média anual de 16 °C.


O nome é uma homenagem à "heroína de dois mundos" - Anita Garibaldi, que por lá passou no ano de 1842. A fama desta guerreira ganhou o mundo e a simpatia da população local. Inicialmente, o município de Anita Garibaldi foi apenas ponto de passagem de paulistas, gaúchos e também de tropeiros. Mais tarde, recebeu colonizadores italianos e alemães.


Já foi considerada a Capital do Pinheiro pela imensa floresta de araucárias em seu território, floresta que, hoje, cedeu lugar à agricultura e à pecuária. Recebe a denominação de "Cidade dos Lagos" em decorrência dos grandes empreendimentos instalados no seu entorno, tais como as construções das Usinas Hidrelétricas de Machadinho, Campos Novos e Barra Grande, as quais formaram grandes lagos a banhar o território Anitense.


Etimologia

O município de Anita Garibaldi tem um nome que os catarinenses homenageiam a grande celebridade feminina, que nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro e que ganhou fama e prestígio no Brasil e no mundo, passando a se chamar Anita Garibaldi, sobrenome que herdou de seu segundo marido, Giuseppe Garibaldi. Esse é o personagem representativo, por ser idealista e por desempenhar sua função na história, da gratidão de um personagem para os brasileiros, os uruguaios, os argentinos, e acima de tudo os italianos, seus compatriotas, tendo na limpidez de sua espada, a da unificação da Itália.


Os povos acima lembram com carinho, por sua vez, da figura de Anita, e também na França, no lugar (em Nice), em que estão repousados seus restos mortais.


Origens e povoamento

Já no início da época em que Lages foi fundada, os povoadores que vieram de São Paulo e do Rio Grande do Sul devem ter sido os percorredores do território do município. Entretanto, o município só começou a ser colonizado em 1910, quando em suas terras foram estabelecidos os primeiros pioneiros: Paulino Granzotto, ao lado de seus irmãos Ângelo e José.


Além da família Granzotto, é importante lembrar, como as primeiras, a saber: Benevenutto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gazetti, João Pacheco de Andrade, Bernardino A. Ribeiro, Francisco José Ribeiro e Joaquim Firmino Varela.


A área de Anita Garibaldi a qual é de 851 km², que se compõe de campos, pinheirais e da fertilidade das terras, antes pertencia à zona que chamava-se "Rincão dos Baguais", se referindo aos muitos eqüinos que ali existiam.


Formação administrativa

Por volta de 1930 o governo estadual elevou Anita Garibaldi à categoria de distrito de Lages, e somente mais tarde, isto é, em 17 de julho de 1961, por força da Lei Estadual nº 730, a cidade de Anita Garibaldi tornou-se a capital do município.


O município foi instalado no dia 4 de dezembro de 1961. José Pereira Neves foi o primeiro prefeito que a população elegeu.

Publicado dia 04/12/2016 às 16:54:51

 
TODAS AS MATÉRIAS DA SEÇÃO PROGRAMAÇÃO
19/02/2017 - Fim do Horário de Verão?
21/12/2016 - Começou o Verão
04/12/2016 - 55 anos de história
23/11/2016 - Professor Gil é Homenageado
22/11/2016 - Termina protesto no Aparecida
21/11/2016 - Arco-íris ao redor do Sol
21/11/2016 - Sem água há uma Semana
14/11/2016 - Previsão para o feriadão
08/11/2016 - Prefeitos da Amures em Brasília
04/11/2016 - De encher os olhos
PUBLICIDADE
Diminuir Texto Aumentar Texto
top10
Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

Documento sem título

publicidades
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Todos os Direitos Reservados © 2024
, - -, CEP:
Fone:
Desenvolvido por JMultimídia