MANAUS – O diretor presidente do Amazon Sat, Phelippe Daou Júnior, falou neste sábado (9) sobre as negociações para a transmissão do Festival Folclórico de Parintins. Em entrevista ao Jornal do Amazonas, da TV Amazonas, ele explicou o que é a parceria realizada entre a Rede Amazônica e Amazon Sat, e que tem a Rede Globo como signatária para a divulgação em rede nacional do evento. Phelippe Daou Júnior falou ainda sobre o que a assinatura do contrato com o Boi Bumbá Caprichoso e sobre a carta onde o Boi Garantido dá por encerrado o interesse na proposta apresentada pelo grupo. Ele declarou que as empresas continuam abertas para, com o Garantido, avançar na proposta que dá maior visibilidade para o festival.
Confira a entrevista:
Como ficam as negociações depois dessa manifestação do presidente do Boi Garantido?
Na realidade, a decisão de assinar ou não é pessoal. Em nenhum momento as agremiações foram obrigadas a assinar nada. O Boi Bumbá Garantido tem todo o direito de fazer o que fez. Evidentemente, se houver alguma possibilidade de reconsiderar sua posição, estamos sempre abertos. O contrato assinado com o Caprichoso não é mais passível de negociação, o que seria injusto com a agremiação que confiou e acreditou naquilo que foi proposto e já apresenta alguns resultados.
Depois da assinatura do pré-contrato, houve algum contato direto com o presidente do Garantido?
Fizemos a nossa parte, nos comprometemos em desenvolver o contrato e apresentar às agremiações. Tínhamos 90 dias para elaborar esse contrato, mas fizemos isso em 15 dias. A partir daí, viajamos para Parintins e concensamos com o Boi Bumbá Caprichoso. Fizemos a mesma coisa; fomos até o escritório do Garantido, por lá esperamos, com a pessoa da Rede Globo. Fomos bem atendidos pelas pessoas do Garantido, mas ao fim de uma hora, nos foi dito que ele não poderia atender. Então, o contrato foi firmado somente com o Caprichoso. Vinte e quatro horas depois já tivemos um resultado disso, com relação a gravação, distribuição e divulgação do CD e DVD do Caprichoso pela Som Livre. Este é um fato bastante relevante e uma consequência do acordo. Uma de tantas consequências que virão, que foram prometidas e estão sendo cumpridas.
Qual o benefício real da Som Livre na gravação do CD e DVD do Boi Bumbá Caprichoso?
É um tratativa da Som Livre diretamente com o Caprichoso. Como foi dito, é uma consequência do nosso trabalho. Eles vão participar não só do roteiro, mas da produção. E o mais importante é divulgação da Som Livre nos canais ligados a Rede Globo, em Portugal e Estados Unidos. A consequência desse acordo é muito grande em questões financeiras.
O que virá para a cultura do Amazonas, de Parintins e da Amazônia em si, com o fechamento dessas parcerias?
Temos que levar em consideração que em poucas vezes houve um posicionamente claro em apoiar um evento. A Rede Globo é signatária desse acordo. As pessoas ficam pensando que a Rede Globo entra nesse pacto por uma extensão, pelo fato da Rede Amazônica ser afiliada. Mas, não, ela tem obrigações com o acordo, e os ganhos são enormes, porque a visibilidade se dá em todas mídias da Rede Amazônica, incluindo o Amazon Sat, e em toda a Globo. Há coisas que não estão no contrato, mas naturalmente virão, não só da parte da Rede Globo, mas também da própria Rede Amazônica, qu e são coisas que já estão planejadas e projetadas e, certamente, até o festival elas serão comunicadas ao mercado.
Então podemos ver Garantido e Caprichoso na ‘Ana Maria Braga’, no ‘Esquenta’, no ‘Fantástico’…
Com toda certeza. Isso está em contrato. A presença das agremiações, agora em particular, do Caprichoso, na programação da Rede Globo. Estamos falando também de diversas outras ações. Inclusive no Fifa FanFest do próximo ano, que a Rede Amazônica, como a sede é em Manaus, está coordenando, junto com a Rede Globo e com a Fifa. Então, claro, quem estiver dentro desse acordo, quem for parceiro da Rede Globo e da Rede Amazônica e do Amazon Sat neste momento terá uma participação e, logicamente, visibilidade mundial no evento.