(85) 9926-35955

Ligue E Participe

PEDIDOS
VÍDEOS
Baixe o Flash Player para ver este vídeo
ENQUETE
    Nenhuma enquete cadastrada!
Notícias

Região Metropolitana de Fortaleza concentra as maiores chuvas, indica Funceme

De acordo com a fundação, previsão é de acumulados mais expressivos de precipitações, principalmente no entorno da faixa litorânea.

25 de abril de 2019 às 16h35min

Pelo menos 73 cidades cidades do Ceará registraram chuvas entre 7h de quarta-feira (24) e 7h da manhã de quinta-feira (25). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados às 10h15.

Entre as maiores precipitações, destaca-se Maranguape, localizada na Região Metropolitana, que registrou 75 milímetros. Fortaleza teve precipitações em quatro postos pluviômetros: Castelão (49,2 milímetros), Messejana (49 milímetros), Água Fria (48 milímetros) e Pici (40,0 milímetros). Foi o suficiente para causar alagamentos em toda a cidade.

Destacam-se ainda os municípios de Aquiraz e Pacatuba, também na Grande Fortaleza, com precipitações de 65 mm e 53,4 mm, respectivamente. Choveu também na Região Sertão dos Inhamuns, em Acopiara (83 mm).

 

Previsão para os próximos dias

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica, na previsão do tempo para esta quinta-feira (25), céu nublado com com eventos de chuva no centro-norte e chuvas isoladas no sul do estado.

Em análise realizada na manhã de quinta, os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste.

Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte. Para esta quinta, contudo, a indicação é de acumulados mais expressivos, principalmente no entorno da faixa litorânea.

No atual cenário, a cobertura de nuvens será mais constante. Além disto, naqueles territórios sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% da área, porém, sem, obrigatoriamente, atingir todos os municípios. Já nas macrorregiões com chuvas isoladas, as precipitações deverão cair de 20% a 50% do território.

Para esta sexta-feira (26), a previsão é semelhante, ou seja, céu nublado com eventos de chuva no centro-norte e, no sul, precipitações isoladas.

Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros
8383757553,453,449,249,2484847474747AcopiaraMaranguapePacatubaFortalezaCaucaiaCascavelItaitinga020406080100
Fonte: Funceme

 

Açudes em situação crítica

 

Apesar das chuvas, o volume de águas nos principais reservatórios cearenses continua baixo. O Castanhão, por exemplo, está com apenas com 5,31% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 8,67% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 7,63%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta quinta-feira (25).

OUTRAS NOTÍCIAS

CONTATO

[email protected]

(85) 9926-35955

Redes Sociais