Boqueirão FM
Boqueirão FM - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
 
FacebookTwitterMSN Fale Conosco (88) 3536-1583
Rádio Boqueirão FM
 
Pgina Inicial A Rdio Programao Equipe Notcias Fotos Vdeos Agenda Promoes Mural Contato
noar
Ouvir a Rádio Rádio Boqueirão FM
Sem locutor!
Nenhum programa cadastrado!
Ampliar Imagem
pedidos
enquete
Você acha correto a CAGECE multar quem desperdiça água lavando calçadas e ruas; lavando motos e carros?

SIM
NÃO

promocoes
Nenhuma promoção cadastrada!
Cadastrar-se   Ver Todas As Promoções
previsao
Siga-nos no Twitter promocoes
Marcos Pereira
Locutor
Mais detalhes
Boqueirão FM - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
Notícias - Rádio Boqueirão FM voltar
NOTICIAS
Ainda brota esperança do agricultor na chuva
Em Canindé, agricultores já começaram a cultivar a terra em meio à aridez do clima - e das indefinições meteorológicas. O sentimento é de fé e confiança no bom inverno em 2013.

Sem camisa, sob o sol, o agricultor aposentado Domingos da Cruz Teles, de 64 anos, se encosta na cerca e me mostra o campo aparentemente agreste onde ainda podem nascer vários pés de milho plantados por ele no dia 20 de dezembro. Na casa onde reside com mulher, filho e netos no assentamento Todos os Santos, a 32 km de Canindé, a esperança brotou mais cedo: seu Domingos é um dos agricultores da região que resolveu desafiar as previsões apocalípticas e a secura que o clima ainda não está ajudando a arrefecer.

 Esperança que lhe veio da experiência. A morte da mãe, quando lhe pegou com oito anos, abreviou a vida adulta: chefiava a casa – cuidando dos irmãos menores – junto com o pai, que acabou também lhe ensinando a plantar. Ao rebento, o mais velho transmitiu o gosto pelo trabalho. Cultiva imensa área sozinho. Faz nascer feijão e milho. O algodão deixou para trás, porque não dá mais. Em 2011, se ajeitou com milho no seco mesmo, como está fazendo agora. Foi a salvação. O que colheu, resultado das chuvinhas no início de 2012, alimentou os animais até outubro.
Os filhos, Joelma, Sérgio e Cícero, não deram para o roçado. Cícero, em Canindé, como pedreiro, e Joelma, em Fortaleza, como empregada doméstica, deixaram a comunidade. Só Sérgio continua ali, erguendo casa de um e outro no povoado. Quando chegamos, um preparado de cimento ia depois ser usado em ajustes na pequena casa à beira de açude minguado, escondida dos vizinhos por plantas desfolhadas. Talvez os netos possam se interessar pelo riscado. “O Paulo Ricardo (de seis anos, filho de Joelma) diz, quando eu venho pra roça: ‘Vô, eu vou com o senhor’”, relata.
Por enquanto, o menino não tem força para operar o cavador na terra seca. Duro até para homem feito. Nem de extrair das estrelas o tempo futuro. “Eu estou achando que o Cruzeiro está indo para o poente. E vai chover logo. Eu digo que, em fevereiro, chove”, enfatiza seu Domingos, explicando que, quando o Cruzeiro do Sul mergulhar para o poente, é sinal de chuva muita. “Ainda está descendo pouco, mas tenho esperança que o inverno seja bom. Tenho muita fé em Deus”. E completa: “Tem gente que está dizendo que só vai plantar quando chover. Mas, estando em janeiro, não tem mais que esperar. Se a pessoa não tem plano, não faz nada”. 
 Mamona
Mais de 30 filhos depois – “até boliviano tem” –, o agricultor e comerciante Assunção Leitão, 61, não esquece o jeito certo de plantar. Mamona é assim: terra fértil é a terra ainda seca, porque “a chuva, quando vier, faz nascer logo tudinho de uma vez, irmão”. Ele deixa o bar e as prateleiras de cachaça aos cuidados de um conhecido e nos leva até sua plantação a alguns metros de lá. O lugar onde era córrego nos tempos de cheia agora virou depósito de terra, mato e fezes de animais.

Dos 40 quilos plantados em fins de dezembro, algumas sementes estavam sobre o chão quando visitamos a propriedade, no distrito de Salitre, longe 50 km da sede Canindé. Nada nasceu, por enquanto. Assunção calcula o espaço como uns cinco hectares. Se tudo fosse plantado de mamona, daria 600 quilos por safra. O Governo Federal compra a produção a R$ 1,20 o quilo para a confecção de biodiesel. Mas nem sempre. Quando não tem a chance, vende nos armazéns da sede. Com milho e feijão – para consumo próprio –, é diferente.
Milho aguenta ainda 15 dias sem chuva depois que as primeiras águas caíram do céu. Feijão, não. Feijão só com terra molhada. Senão morre até com o sol. Mas esse ano tem chuva, garante. Chuva muita, porque já tem coisa indicando, feito o pé de árvore molhado mesmo sem água do céu, sem nada. Ou as casas de aranha prenunciando inverno. A próxima semente que vai trabalhar na terra seca é justamente milho. Mas, se a estação chuvosa castigar de novo, ele ameaça seguir para outro canto. Não tem como viver desse jeito. “Tem que trabalhar que dê também para o vizinho. Trabalho que dê só pra eu comer mais a minha família eu não fico nesse lugar, não. Estamos esperando, moço”. 
ONDE
 
ENTENDA A NOTÍCIA

O assentamento Todos os Santos se encontra a 32 km de Canindé, 29 deles na estrada que leva a Santa Quitéria e os outros num caminho carroçável. A outra localidade visitada está 20 km mais longe na mesma rodovia.
Fonte://www.opovo.com.br    Foto: Edimar Soares

Publicado dia 12/01/2013 às 09:38:48

 
TODAS AS MATÉRIAS DA SEÇÃO NOTICIAS
22/08/2016 - Associação do Sítio Buxaxá realizou eleição para escolha dos nov...
22/08/2016 - Câmara Municipal realizou solenidade para entrega de Moções de Reci...
22/08/2016 - Lavras completou dia 20, 134 anos de elevação à categoria de Cidade
22/08/2016 - COGERH continua Intensificando fiscalização ao longo do Riacho do Ro...
22/08/2016 - Redução em volumes dos reservatórios da Bacia do Salgado preocupa e...
22/08/2016 - Polícia recupera moto roubada durante o final de semana em Lavras
05/08/2016 - Comissão Gestora do Açude Rosário definiu novas normas para uso da ...
05/08/2016 - Após Intensa Troca de Tiros, Polícia recupera carga roubada em Lavra...
05/08/2016 - Associação dos Moto-Taxistas realiza entrega de coletes de identific...
05/08/2016 - Festividades alusivas ao padroeiro do Bairro Novo Horizonte tiveram in...
PUBLICIDADE
Diminuir Texto Aumentar Texto
top10
Documento sem título
LUAN SANTANA
Chuva de arroz
Documento sem título
BRUNO E BARRETO
Eu quero é rolo
Documento sem título
MARCOS E BELUTTI
Aquele 1%
Documento sem título
VICTOR E LÉO
Tempo de amor
Documento sem título
JADS E JADSON
Noite Fracassada
Documento sem título
CESAR MENOTTI E FAB... 
Tô mal
Documento sem título
LEONARDO
Dona do meu destino
Documento sem título
HENRIQUE E JULIANO
Na hora da raiva
Documento sem título
CLEBER E CAUÃ
Sonho
Documento sem título
JOÃO BOSCO E VINÍ... 
Ponto fraco
publicidades
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Rádio Boqueirão FM
Todos os Direitos Reservados © 2024
Rua Raimundo Sobreira Rodrigues, 170 - Lavras da Mangabeira-CE, CEP: 63300-000
Fone: (88) 3536-1583/ (88) 9234-5976
Desenvolvido por JMultimídia